Dicas e cuidados com o couro legítimo quando em contato com álcool em gel
A pandemia causada pelo COVID-19 nos trouxe um novo hábito em nossas vidas, a utilização do álcool em gel chegou para ficar, a higienização de nossas mãos para nos proteger contra vírus e bactérias é uma realidade que levaremos para sempre.
Nossas bolsas, carteiras e acessórios são desenvolvidos em couro legítimo pela COURO50 e hoje vamos mostrar para vocês dicas e cuidados com o couro legítimo quando em contato com álcool em gel.
Cuidados com acessórios e roupas em couro legítimo
O álcool em gel apesar de ser ótimo na esterilização dos ambientes e de nossas mãos, não deve ser utilizado para limpeza e manutenção de artigos em couro legítimo.
Apesar de sua alta resistência e durabilidade, o couro natural é um elemento que necessita de hidratação e o uso do álcool em gel produz a queima da superfície do couro gerando desgastes e manchas.
Abaixo algumas dicas de como limpar peças em couro legítimo
Use enxágue com vinagre
Crie uma mistura de água destilada, 50/50, junto ao vinagre branco em uma tigela, se estiver fazendo uma limpeza leve, diminua a quantidade de vinagre. Certifique-se de misturar o vinagre com água destilada (sem sal mineral), pois o vinagre puro pode ser ácido demais para o couro.
Limpe com óleo natural
Pegue uma tigela e misture duas partes de óleo com uma parte de água ou suco de limão. Qualquer óleo natural vai funcionar bem e você ainda pode escolher o cheiro que mais gosta como, coco, azeitona ou até noz. O óleo ajudará a hidratar o couro, enquanto o limão removerá qualquer sujeira ou fuligem.
Aplique detergente ou sabonete neutro para bebês
Pegue um litro de água morna e adicione algumas gotas de sabonete de bebê ou detergente natural, em caso de muita sujeira, adicione também algumas gotas de vinagre.
A mancha causada pelo álcool em gel é irreversível
O álcool em gel tem uma formulação mais pegajosa que deixa resíduos onde é aplicado, por isso devemos ficar alerta para não respingar nas peças de couro.
O couro legítimo pode reagir a produtos de limpeza abrasivos mudando a cor da sua bolsa ou carteira, por exemplo.
Cuidados para não danificar suas peças em couro
O álcool em gel causa um dano rápido, acelerando o desgaste do acessório e amolecimento do couro e de sua capa protetora, tudo ocorre em questões de segundos.
A melhor maneira de cuidar para não deixar que esse acidente aconteça é lembrar que o produto químico mais usado para higienizar as suas mãos devem permanecer distantes a todo momento do couro.
O resíduo pegajoso coleta mais sujeira e poeira, causando mais problemas e descoloração em muitos casos.
A Couro50 preocupada com a satisfação de nossos clientes trouxe através desse informativo dicas e cuidados que devemos ter com as peças em couro legítimo.
Lembre-se, mantenha distância entre o álcool em gel e o couro.
Paixão pelo detalhe, amor pela qualidade e fabricados por mãos brasileiras. Prazer somos a Couro50 e entregamos para todo o Brasil.