Dicas de como higienizar as máscaras de tecido
A COURO50 preocupada com a situação epidêmica que o Brasil e o mundo se encontra, vem com este artigo contribuir e esclarecer dúvidas de nossos clientes e leitores sobre a melhor maneira de higienizar suas máscaras faciais para que todos possamos o mais breve voltar às nossas rotinas com saúde e tranquilidade com a sensação de dever cumprido!
A maneira certa de limpar máscaras faciais de pano durante o surto de Coronavírus
De acordo com especialistas nas áreas de limpeza e saúde pública, junto às diretrizes do CDC (Código de Defesa do Consumidor), afirmam que o uso da máscara facial na hora que você for aos supermercados, farmácias ou outros lugares é de extrema importância no combate à disseminação do vírus da COVID19.
Como os respiradores N95 e as máscaras cirúrgicas devem ser reservados somente para os profissionais de saúde, muitas pessoas têm colocado suas habilidades de DIY (faça você mesmo) à prova criando suas próprias máscaras faciais de pano em casa, seja seguindo um simples padrão de costura ou copiando um tutorial rápido na internet.
Como lembrete, o CDC (Código de Defesa do Consumidor) diz que grupo de indivíduos específicos não são obrigados a usar coberturas faciais, incluindo crianças menores de 2 anos, qualquer pessoa que tenha dificuldade para respirar, ou esteja inconsciente, incapacitada ou incapaz de remover a máscara sem assistência.
Todos os outros indivíduos devem seguir as diretrizes do CDC e usar uma máscara facial em público.
Todas as coberturas faciais — DIY (faça você mesmo) ou não — devem atender aos seguintes requisitos, conforme descrito pelo CDC:
- Encaixar confortavelmente contra o rosto,
- Podem ser desenvolvidas com laços ou elásticos que envolvam a orelha,
- Devem incluir 03 camadas de tecidos,
- Sempre permitir o fluxo da respiração sem restrições,
- Podem ser lavadas e secas em máquinas sem sofrer danos ou mudar de forma.
Laboratórios sugerem que tecidos 100% em algodão são os melhores para a elaboração e uso das máscaras, o que significa que você pode transformar uma bandana, tecido de fronhas, cortinas ou camisas em uma máscara facial.
Certifique-se em evitar tecidos de malha pois elas criam buracos quando esticados, fragilizando assim sua proteção.
Para tornar a máscara ainda mais protetora e ajudar a bloquear partículas, use uma interface não costurada como um filtro de café ou filtro HVAC (derivado do termo: Heating, Ventilation and Air Conditioning) desde que não contenham fibra de vidro dentro da composição.
Fazer ou comprar uma máscara facial é o primeiro passo, para garantir que você e seus entes queridos se mantenham o mais seguro e saudável possível, também é importante limpar as máscaras faciais de pano regularmente para limitar a propagação de germes.
Há relatos diferentes dizendo se o coronavírus pode ou não viver em repouso sobre roupas e tecidos, sabe se que a doença é mais propensa a viver em superfícies duras (exemplo: bancadas e maçanetas) do que superfícies macias como tecido.
Independentemente disso, as máscaras faciais de pano devem manter o mesmo nível de cuidado que sua roupa comum, o que significa que você deve lavá-las e secá-las muitas vezes de acordo com as diretrizes do CDC.
Como limpar máscaras faciais
O CDC tem diretrizes gerais sobre como limpar adequadamente a maioria das máscaras de tecido. As máscaras faciais devem ser lavadas rotineiramente de acordo com a frequência de uso.
Uma máquina de lavar deve ser suficiente para lavar adequadamente sua máscara de uso pessoal.
As pessoas devem ter cuidado para não tocar seus olhos, nariz e boca ao remover a cobertura do rosto e lavar as mãos imediatamente após a remoção.
No entanto, essas diretrizes não levam em conta os diferentes tipos de tecido e filtros usados, especialmente em máscaras DIY. Laboratórios sugerem que todas as máscaras faciais devem ser lavadas com água e sabão em máquinas de lavar roupa, e secarem se possível e secadoras de roupas com altas temperaturas.
Máscaras mais delicadas que não podem ser lavadas em máquinas devem ser lavadas à mão com sabão e esfregá-los por pelo menos 20 segundos com água quente e depois secar se possível em secadora de roupa. Para finalizar, as máscaras de tecido devem ser passadas à ferro para matar quaisquer germes restantes.
Embora existam alguns outros métodos de limpeza não convencional ao redor da Internet sugerindo higienizar máscaras faciais colocando-as no micro-ondas, forno ou um pote de água fervente, NÃO às recomendamos, pois elas não são tão eficazes quanto a lavagem e secagem padrão.
Como limpar filtros de máscara facial
Pense nisso: você não faria café com um filtro de café velho — a mesma ideia se aplica às máscaras faciais. A maioria dos filtros que você adicionaria às máscaras faciais caseiras são destinados a uso único, por isso é melhor substituí-los após cada uso.
Filtros de café: Os produtos de papel descartáveis não são laváveis, por isso substituam-nos após cada uso.
Filtros HVAC: Embora sejam laváveis, os fabricantes avisam que são destinados a uso único. Se você decidir costurar os filtros entre tecidos de algodão, lave da mesma forma que mencionado acima, mas tenha em mente que a eficácia diminuirá a cada lavagem.
Quantas vezes você deve limpar máscaras faciais
Não há regras sobre a frequência com que você deve lavar máscaras faciais, pois está diretamente associado a frequência de uso pessoal de cada indivíduo. De acordo com o CDC, se você é mais cauteloso ou possivelmente ter tido contato com alguém que seja sintomático, ou espirrou ou tossiu perto, limpe sua máscara facial após cada uso.
À medida que mais informações sobre a pandemia do coronavírus se desenvolvem, algumas das informações nesta história podem ter mudado desde que foi atualizada pela última vez. Para obter as informações mais atualizadas sobre o COVID-19, visite os recursos on-line fornecidos pelo CDC e pela Organização Mundial da Saúde.
Você pode trabalhar para se proteger melhor do COVID-19 lavando as mãos, evitando contato com indivíduos doentes e higienizando sua casa, entre outras ações.
Ao adquirir um produto da COURO50 lembre-se de seguir alguns simples passos:
Descarte o pacote externo
O pacote da própria COURO50, que contém a logo da empresa e a nota fiscal anexada, é o que mais pode ter entrado em contato com o vírus — e ele sobrevive por até 24 horas em papelão. Por isso, abra o pacote e jogue fora essa “casca” que pode ou não estar infectada. Lave bem as mãos em seguida.
Higienize a embalagem
A embalagem do produto dificilmente teve contato com o exterior, mas a contaminação pode ter acontecido na fonte do produto ou até mesmo no centro de distribuição da COURO50, dependendo de quanto tempo o pacote ficou nesses ambientes.
Por isso, o ideal aqui é limpar bem a caixa com lenços desinfetantes ou passar o chamado “álcool 70” usando uma flanela ou pano limpo. O produto possivelmente estará livre de infecções, mas você pode também higienizá-lo se quiser — e se ele não for danificado pelo material, claro.
Ao fim do procedimento, lave bem as mãos.
A COURO50 deseja aos nossos clientes e leitores muita calma e união de todos para que nesse momento de combate ao coronavírus consigamos superar com saúde e maior consciência social de que somos todos um só nessa luta.
Compartilhe conosco como tem sido para você esses dias de afastamento social e caso tenha alguma dúvida que possamos ajudar ficamos à sua disposição.
COURO50 – Feito por mãos brasileiras
couro50.com.br