Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama

O mês de outubro chegou, e com ele, as campanhas de conscientização de prevenção ao câncer de mama, um dos que mais acomete mulheres em todo o mundo.

Nesta sexta-feira (1), se inicia a campanha Outubro Rosa, com o objetivo de alertar a sociedade sobre as formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres, o que é um número alarmante, que cresceu bastante durante a pandemia.

Por isso, é extremamente importante se cuidar e visitar o médico regularmente, a fim de conseguir um diagnóstico precoce, que dá mais chances para a mulher se tratar antes que o câncer evolua para um nível muito avançado.

Como surgiu o movimento?

O Outubro Rosa é um movimento internacional que surgiu na década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Para responder algumas perguntas sobre a doença e como preveni-la, o INCA realizará um evento hoje, às 14h, durante a cerimônia de abertura das ações do Outubro Rosa e será transmitido pela TV INCA.

Confira a programação e não perca:

14h Abertura solene

• Raphael Câmara Medeiros Parente – secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS/ MS) 

• Maria Inez Gadelha – chefe de Gabinete da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS)

• Ana Cristina Pinho – diretora-geral do INCA

• Liz de Almeida – coordenadora de Prevenção e Vigilância do INCA

14h20 Panorama epidemiológico do câncer de mama no Brasil

• Marceli de Oliveira Santos – representante da Divisão de Vigilância e Análise de Situação da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA

14h35 Rastreamento de câncer de mama no Brasil: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS)

• Arn Migowski – chefe da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA

14h45 Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física

• Maria Eduarda Melo — nutricionista da Área Técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA

15h Depoimento: “Como hábitos saudáveis viraram uma rotina pra mim”

• Walkyria dos Reis Nadaz – paciente em tratamento no Hospital do Câncer III

15h10 Debate: “Os desafios do cuidado com a saúde: o que podemos fazer?”

• Moderador: Pedro Guimarães, jornalista e assessor de imprensa do INCA

• Debatedores:

– Marcelo Bello — mastologista e diretor do Hospital do Câncer III do INCA (unidade para tratamento do câncer de mama)

– Fábio Fortunato – representante da área técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA 

Nós da COURO50 temos a consciência do grave problema que é o câncer de mama e não apenas apoiamos o projeto Outubro Rosa, como levantamos a bandeira da prevenção ao câncer de mama.

Previna-se, se cuide e se toque!

A melhor prevenção é o diagnóstico precoce, lembre-se de visitar seu médico regularmente.